Bienvenid@s

Sobre briofitas, briólogos y su investigación. Este blog es un medio de la Sociedad Latinoamericana de Briología para promover la comunicación entre la comunidad internacional.
Todos pueden contribuir avisos, anuncios, solicitud y oferta de ayudas, referencias bibliográficas, resumenes de articulos, libros, floras, claves, fotografías, eventos, homenajes, conferencias, etc.

Si desea registrarse como colaborador(a), envíe su email al Editor.

Publique su "Nota" aquí




01 mayo 2012

Mesa de musgo coleta energia da fotossíntese



Já pensou em ter uma mesa de musgo? Não?! Melhor pensar novamente, porque agora ela pode coletar energia elétrica da fotossíntese dessas pequenas plantas. O design é de Alex Driver e Carlos Peralta, em colaboração com Paolo Bombelli, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A maneira biofotovoltaica de como a mesa produz eletricidade é razoavelmente simples. Na sua superfície, há pequenos potinhos com musgo. As plantas crescem e fazem fotossíntese, liberando seus bioprodutos no solo, no qual os criadores da ideia colocaram algumas bactérias, que vivem desses produtos. Conforme as bactérias quebram os compostos, elas liberam elétrons, o que acaba criando cargas. Então, fios em baixo dos potinhos absorvem as cargas e as transmitem para uma bateria central. Os designers contam que eles têm a invenção em suas próprias casas e que o funcionamento é perfeito. O único ponto negativo é que os musgos precisam ser aguados. Mas, afinal, quanto de energia a mesa consegue produzir? Os musgos produzem apenas 50 miliwatts por metro quadrado, o equivalente a 520 joules de energia por dia, o que não chega a ser suficiente nem para ligar um laptop por alguns segundos. O máximo que pode se beneficiar dessa energia é um relógio digital ou um sensor atmosférico. Apesar disso, a mesa pode ser um artigo de decoração diferente. Contudo, ela pode não ser lançada como um produto comercial, segundo seus inventores. Ela pode não substituir as energias eólica, solar ou nuclear, mas mostra que a energia está aí para quem quiser coletar. [MSNBC]

Tomado de 

http://hypescience.com/mesa-de-musgo-coleta-energia-da-fotossintese/
O universo em um clique

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada